Com o apoio da Ternium, Tenaris e Tecpetrol, 12 graduados universitários com desempenho excepcional de diferentes partes do mundo poderão financiar seus estudos de doutorado em áreas como Engenharia de Materiais e Metalurgia avançada, em universidades fora de seu país de origem.
Em 2022, Ternium, Tenaris e Tecpetrol concederam Bolsas de Estudo Roberto Rocca, a 12 graduados universitários de Argentina, Brasil, Colômbia, Indonésia, México e Uruguai, para que possam realizar seus estudos de Ph.D.
Os jovens foram escolhidos por um Comitê Científico, conformado por representantes das empresas que financiam os estudos de doutorado.
Para o processo de seleção considerou-se: a experiência profissional prévia e seu desempenho acadêmico, a universidade e o departamento escolhidos pelos jovens para seus estudos de Ph.D; sua capacidade para desenvolver com sucesso o projeto; a área de pesquisa escolhida e seu compromisso com o desenvolvimento econômico e industrial de seu país de origem.
- Tecpetrol juntou-se como empresa patrocinadora.
- Foram incorporadas novas áreas de estudo como Transição Energética, Descarbonização e Meio Ambiente, alinhadas com as prioridades das empresas do Grupo Techint, para conceder bolsas de estudos a estudantes e assim apoiar o desenvolvimento de talentos a nível global.
Cecilia Belén Laskowski está fazendo doutorado na Universidade Politécnica de Madri, Espanha.
Em primeira pessoa
Cecilia Belén Laskowski é argentina e tem 25 anos. Em 2020 se formou como Engenheira Civil na Universidade Nacional da Patagônia San Juan Bosco. Durante seus estudos no ensino médio e parte de seus estudos universitários contou com uma bolsa de estudos do Grupo Techint.
Em 2021, começou seus estudos de doutorado na Universidade Politécnica de Madri (Espanha), em conjunto com a Universidade Nacional da Patagônia San Juan Bosco.
Quando procurava financiamento para meus estudos, tive acesso à convocatória das Bolsas de Estudos Roberto Rocca. Foi sumamente gratificante candidatar-me e ser um dos 12 doutorandos selecionados entre 8 países. A possibilidade de realizar meus estudos financiada pelo Grupo Techint constitui uma enorme responsabilidade e representa um orgulho pessoal, mostrando que a área de pesquisa abordada é de interesse para a sociedade e para a indústria."
É que a temática geral que aborda em sua tese doutoral é o armazenamento geológico profundo de dióxido de carbono, e o objetivo particular de sua pesquisa se centra em analisar o comportamento da interface tripla conformada pela rocha reservatório, a rocha selante e o cimento, ao expor estes três materiais à injeção de dióxido de carbono.
Para Cecilia, as Bolsas de Estudo Roberto Rocca representam um “compromisso social com impacto na formação de novas gerações de pesquisadores”.
Outro dos doutorandos é Daniel Olguin Ramírez (36 anos), oriundo de Monterrey, México. É Bacharel em Engenharia Mecânica e Elétrica e recebeu uma Bolsa de Estudos Roberto Rocca para realizar um Ph.D em Ciência dos Materiais e Engenharia na Universidade de Sheffield nos Estados Unidos.
Daniel Olguin Ramírez é originalmente de Monterrey, México.
Defino as bolsas de estudo como visão de futuro porque são uma grande oportunidade para os estudantes de doutorado já que, além de ter um aporte econômico, você tem contato com os responsáveis de pesquisa e desenvolvimento das empresas do Grupo Techint."
De acordo com Daniel, o contato com o Grupo e suas recomendações são muito úteis durante a parte experimental já que ajudam você a ter uma retroalimentação sobre o processo de pesquisa e como é possível melhorar com base em suas experiências.
Bruno Alderete tem 29 anos e é oriundo de Paysandú, Uruguai. Desde agosto de 2020 realiza um Ph.D na Universidade de Saarland em Saarbrücken, Alemanha. Seu projeto se centra na melhora de materiais para contatos elétricos, em torno a sua eficiência, sua confiabilidade e sua durabilidade. Além disso, trabalha na produção de novos sistemas de materiais para contatos elétricos com os mesmos objetivos.
“Gosto de aprender e de me desafiar constantemente. Por isso foi uma decisão relativamente simples continuar meus estudos e fazer um doutorado. O projeto que decidi realizar é uma combinação perfeita para mim, já que está relacionado com meus estudos universitários (Engenharia Eletromecânica), mas por sua vez é na área da Ciência de Materiais. O que faz com que seja necessário que eu aprenda e constantemente procure informações para aprofundar e avançar na área de foco da pesquisa”, detalha Bruno.
Bruno Alderete está fazendo um Ph.D na Saarland University em Saarbrücken, Alemanha.
A bolsa de estudos Roberto Rocca é uma oportunidade incrível para realizar o projeto de doutorado, mas por sua vez é um privilégio ser bolsista de uma instituição tão reconhecida e prestigiosa. Não só é uma grande oportunidade durante o doutorado, sem dúvidas ter recebido esta bolsa me abrirá muitos caminhos na hora de procurar oportunidades de trabalho."