Apresentada em vídeo aula pelas curadoras Mayra Zolezzi e Cecilia Jaime, a exposição mostra exemplos da história, da literatura, do cinema e das artes plásticas realizando um percurso por suas salas organizadas em quatro núcleos temáticos.
A exposição inclui obras de Michelangelo Pistoletto, Xul Solar, Dan Graham, Regina Silveira, Horacio Zabala, Giovanni Battista Piranesi, Ilaria Di Carlo, entre muitos outros. O primeiro núcleo trata da história do labirinto e seus múltiplos elos, que são explorados ao longo da exposição. Ou seja, a origem do labirinto no mito de Teseu e o Minotauro, até chegar à contemporaneidade que se expande tecnicamente ao labirinto da internet, considerado o maior do mundo.
O segundo núcleo corresponde à abordagem artística da cidade como um labirinto. Em terceiro lugar, o labirinto na literatura e no cinema através da presença de escritores emblemáticos como Borges, Cortázar e a emblemática revista Minotaure, bem como através de cenas de filmes que abordaram o tema do labirinto de diferentes formas. Por fim, aborda-se o labirinto no corpo. A curadoria da mostra apresentará este e outros projetos curatoriais que têm como tema o Labirinto.
Para acessar a aula online, clique aqui.
Assim que entrar no link, vá em Configurações e ative as legendas em português.
A Fundación Proa é um espaço que promove a arte e a cultura contemporânea e conta com o apoio permanente das empresas do Grupo Techint. Abriu suas portas em 1996 na Argentina e, desde então, alguns dos principais artistas e movimentos inovadores dos séculos 20 e 21 fizeram exposições em suas salas, inspirando o pensamento crítico e criativo.
Além disso, a Fundación Proa apoia a concepção e implementação de Festivais de Cinema e Fototeca, que são realizados globalmente.
Proa TV é o canal de conteúdos audiovisuais originais da Fundación Proa, com a proposta de aprofundar a experiência das exposições, atividades paralelas, eventos especiais e presenças internacionais.